Crianças, consumismo e a eterna felicidade
Hoje deixo uma indicação de filme, de um texto e um convite... e, pra facilitar, o filme está inteiro no youtube.
O filme é o documentário "Criança - A alma do negócio" (parte 1 abaixo)
O texto está nesse link: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI247981-15230,00.html
O convite é que paremos para pensar a respeito dos efeitos que essa cultura do consumismo tem sobre nossa sociedade, nossa cultura, nossos relacionamentos.
Não limito esse convite aos pais, embora o documentário sirva de alerta principalmente a eles e áqueles que têm contato próximo com crianças.
A reflexão, vale para todos.
Que tipo de mundo estamos formando quando educamos nossas crianças para a valorização do comprar, do ter, muitas vezes sem nem utilizar o produto comprado?
Como fica a nossa responsabilidade com o futuro quando as crianças que estão preferindo comprar à brincar, e quando pais têm medo de dizer não, de frustar as crianças, de ensinar que algumas coisas têm que ser conquistadas
O problema está relacionado à ética em propaganda... também. Mas vai além, passa por educação, valores, relações familiares, e pelo surgimento de uma geração despreparada para lidar com frustrações, incapaz de ceder, sem a paciência de esperar por conquistas e perdida entre objetos que eles nem sabem explicar porque querem...
Vamos mesmo deixar para a vida a responsabilidade de ensinar aos jovens que não podemos ter tudo que queremos, que coisas não preenchem o vazio de não saber quem se é e que é preciso coragem para descobrir, que a felicidade o tempo todo não existe porque a vida é feita de momentos alternados de alegrias e tristezas??
O filme é o documentário "Criança - A alma do negócio" (parte 1 abaixo)
O texto está nesse link: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI247981-15230,00.html
O convite é que paremos para pensar a respeito dos efeitos que essa cultura do consumismo tem sobre nossa sociedade, nossa cultura, nossos relacionamentos.
Não limito esse convite aos pais, embora o documentário sirva de alerta principalmente a eles e áqueles que têm contato próximo com crianças.
A reflexão, vale para todos.
Que tipo de mundo estamos formando quando educamos nossas crianças para a valorização do comprar, do ter, muitas vezes sem nem utilizar o produto comprado?
Como fica a nossa responsabilidade com o futuro quando as crianças que estão preferindo comprar à brincar, e quando pais têm medo de dizer não, de frustar as crianças, de ensinar que algumas coisas têm que ser conquistadas
O problema está relacionado à ética em propaganda... também. Mas vai além, passa por educação, valores, relações familiares, e pelo surgimento de uma geração despreparada para lidar com frustrações, incapaz de ceder, sem a paciência de esperar por conquistas e perdida entre objetos que eles nem sabem explicar porque querem...
Vamos mesmo deixar para a vida a responsabilidade de ensinar aos jovens que não podemos ter tudo que queremos, que coisas não preenchem o vazio de não saber quem se é e que é preciso coragem para descobrir, que a felicidade o tempo todo não existe porque a vida é feita de momentos alternados de alegrias e tristezas??
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