No meio do caminho tinha uma escolha
No meio do caminho tinha uma escolha. Tinha uma escolha no meio do caminho... E diante disso muitos de nós ficamos parados; paralizados pela nossa incapacidade de escolher...
No mundo atual, frequentemente nos acostumamos com o consumismo que nos ensina o "e". Eu não quero isso ou aquilo, quero isso E aquilo, e, muitas vezes, quando temos que escolher, é só uma questão de escolher o que virá primeiro (eu terei isso agora E aquilo no futuro).
As escolhas, na vida, nem sempre são tão fáceis. Às vezes não existe a possibilidade do "e". Algumas escolhas são incompatíveis entre si...
Ficar parado não soluciona o problema. Pode ser útil, por um tempo, enquanto se avalia melhor todas as possibilidades, mas o momento da decisão sem dúvida chegará; e então... como agir?
Escolher está sempre ligado ao desapego. Quando escolho A, tenho que desapegar de B, C, D, E... Ou então passarei a vida cogitando possibilidades.
O seu único momento é o agora, e, ao nos apegarmos às possíbilidades deixadas para trás, a única coisa que estamos fazendo é deixando de viver nosso presente e gerando angústias.
A melhor escolha é, sem dúvida, a escolha feita... Ela trará as vivências e aprendizados necessários.
No momento em que ela não nos servir mais, novas escolhas podem ser feitas; mas, se não vivenciamos intensamente o caminho escolhido, por estarmos frequentemente nos perguntando sobre o que poderia ter sido, o que ganhamos além de sofrimento?
Vou começar... Me apegar ao "ou" e me desapegar do "e". Faz muito sentido!
ResponderExcluirOlá Renata!!!
ResponderExcluirPensamos muito parecido...olha só:
"Uma escolha. Várias renúncias.
Viver as consequências e possibilidades da escolha como se não houvessem renúncias." Aleatórios V,
do meu blog e tem também esse outro que mando o link:
http://folyadeletras.blogspot.com/2011/01/duvida.html
Vai lá conhecer, a gente vai se entender...rsrs
PARABÉNS PELO TEXTO!
Lya
Sylvio, querido, primeiro, obrigada pelo acompanhamento constante dos textos...
ResponderExcluirDesapega do que poderia ser... nada errado com querer o E quando ele é possível... quando não é, escolhe e deixa pra lá...
Beijo
Obrigada Lya,
ResponderExcluirAmei o seu lindo texto e o blog também!
Beijo!!